Sonorização em igreja com RT60 desagradável!!!!

amarildo santana disse:
Eliel Santos disse:
Vcs conseguiram visualizar o mapa q enviei???
... eu nem o mapa nem outro arquivo ... como sugestao, procure fazer um cadastro no <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.photobucket.com">http://www.photobucket.com</a><!-- m --> ,funciona redondinho aqui no forum para postagem de fotos.
[ ]'s

...eu tentei e não consegui....devo ter vacilado em algum passo...vou refazer....
 
Eu consegui ver, põe a batera no meio. Achei legal, pra quem não conseguiu clique na imagem que ela amplia.

Está pensando aproveitar a parede para economizar no isolamento? Irá fazer um aquário, não? Pois pelo tamanho da igreja não precisaria microfonar. Vai gastar um pouco mais...

Quanto aos equipos apresentados na lista:

Setup:
EQUALIZADOR 3102 BEHRINGER R$ 810,00
COMPRESSOR 4400 BEHRINGER R$ 730,00
02 MULTI-GATE PARA BATERIA BEHRINGER R$ 1.380,00
ULTRA DRIVE 2496 DIGITAL BEHRINGER R$ 1.950,00
KIT DE MICROFONE PARA BATERIA SANSOM R$ 1.500,00
POWER PLAY 8800 R$ 730,00
FONES PORTA PRO MR.MIX R$170,00
03 AMPLIFICADOR P.A/ RET./ SUB Machine Oneal R$ 5.610,00
MICROFONE UHF SHURE R$ 2.200,00
04 MICROFONE C/FIO SHURE R$ 1.560,00
MESA 24x8 CICLOTRON R$ 5.200,00

Vê se consegue fujir um pouco das Beringhelas, tenta pegar um equalizador DBX ou então um TGE e se seu salão já não tem um RT60 agradável, não coloque sub´s por enquanto, espere implementar um tratamento acústico primeiro.

Você não falou das caixas de alta. Quais são ou serão? Com essa grana dá pra fazer algo bem bacana, veja:

Seu total se eu não errei na conta é de R$ 21.840,00, meu caro, se você pagar R$ 3.000,00 de consultoria, consultoria de verdade, não de vendedor, te garanto que você gasta a metade e ainda bota uma 01V da vida só pra fazer bonito.

É de Sampa? É de onde? Aqui no fórum tem ótimos nomes que podem lhe fazer uma visita:

David Distler
Aldo Soares
Walter Ullman

Chutei 3 mil, mas não sei quanto seria, mas acho que não passa disso, depende do projeto. Não tenha pressa....

Abç,

Marcelo
 
Boa noite!

Por gentileza, tente conseguir uma trena, e uma fita métrica de pedreiro e compare/confira pessoalmente as dimensões da planta com o edifício. Esta altura de 7 metros, poderá ser fator relevante no que se vá fazer.

Eu colocaria 2 clusters alinhados no eixo central da igreja, um logo acima adiante do púlpito, onde está mostrado em uma das plantas, e outro mais adiante, dividindo a plateia em duas partes. Mas não distancie um cluster do outro mais do que 7 metros para que o delay não seja percebido de imediato.

A arquitetura do prédio não me assusta não. Acredito que estes clusters poderão ficar próximos ao teto ( coisa de 1,5 metros ) voltados em ângulo ( a definir ) para baixo, e preferencialmente, todo construído em barra rígida. Tudo depende de quantas caixas de som você irá usar em cada um.
A posição do cluster não pode ter mais privilégio do que a do pastor, portanto não poderão ficar muito baixas mesmo.
Durante o louvor ou culto, as caixas têm que passar desapercebidas,!!! Já que estão ao centro, são pintadas de branco, para não chamar tanto a atenção.
Me parece que o salão comporta umas 200 pessoas sentadas, é isso?

Sem dúvida, se pelo menos a parede de fundo da igreja tivesse tratamento acústico, já proporcionaria uma melhora sensível.

Estarei meio atarefado nos próximos dias devido ao trabalho e aos estudos, contudo, se você puder confirmar as dimensões do prédio, vou ver se consigo amadurecer um pouco mais estas idéias.

São as opiniões que posso dar no momento.

Forte abraço.!
 
Estive pensando! Para proteger a laje ( reboco ). Em algum ponto do suporte, vamos precisar mesmo de uma ligação flexível, para evitar a continuidade da vibração.
Poderá ser cabo ou outro elemento antivibratório.

Forte abraço!
 
Aqui cabe uma correção:

Mas não distancie um cluster do outro mais do que 7 metros para que o delay não seja percebido de imediato.

Se estiver a menos de 7 metros nem precisa de cluster!!!
Caixas de delay tem esse nome justamente por isso, se tiver de coloca é porque vai ter de implementar delay. Isso é pensado para auditórios longos, e a igreja dele é bem pequena para necessitar disso...

Abraços

isinho
 
Só cabe mais de 200 pessoas qdo se utiliza a galeria superior.....mais aí é outro papo....
 
É o que eu venho insistindo...

Eu toco minha igreja com uma caixa para o PA no centro e outra para o retorno, as medidas são 18 de comprimento, 7 de largura e 7 de altura.

Acho que não precisa gastar tanto...

Abç,

Marcelo
 
Alguém conhece algum site onde eu possa pesquisar preço e especificações de caixas pra P.A???
 
MarceloCavic disse:
É o que eu venho insistindo...

Eu toco minha igreja com uma caixa para o PA no centro e outra para o retorno, as medidas são 18 de comprimento, 7 de largura e 7 de altura.

Acho que não precisa gastar tanto...

Abç,

Marcelo

Marcelo....q caixas vc usa no P.A?
 
Olá,

Eu uso uma caixa montada passiva projeto da selenium com um 15 PW3 e um 210 TI, divisor Nenis, o 15 PW3 tem 98 dB a 1m/1W o drive atenuado a 99 dB, alimentada por um Unic ZX 1000 com cabo PP de 4mm, o idem para o retorno que está improvisado.

Quanto ao SPL no fundo, sim coseguimos, antes tinhamos um par L R, mas havia muitos cancelamentos, por conta da angulação das cornetas ser muito aberta, então tirei uma das caixas e posicionei uma no centro. O som começou a chegar melhor no fundo da igreja onde está a mesa de som.

Utilizo metade do volume com a igreja lotada no PA, a minha única deficiência é no retorno por falta de potência do amplificador do retorno e surdez aguda avançada de último estágio dos Pastores e alguns cantores. Hehehe.

Veja o tópico à respeito de cancelamentos que citei acima:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1675&highlight=cancelamentos

Quanto mais fontes sonoras mais cancelamentos, mais difícil se torna a implementação de um sistema eficiente. Tente ler todo o tópico quando tiver um tempinho, o pessoal mais experiente dá uma verdadeira aula!

Abraço,

Marcelo
 
Para a maioria das empreitadas, sempre há várias opções!

Eu continuaria com a colocação de dois clusters centrais, por ser uma opção exatemente de menor número de fontes sonoras! Com o fato de ter reforço de campo.
A distribuição será alinhada, e a distância máxima no seu caso é bastante segura o que diminui o risco de "embolamento".

As caixas de som não precisarão ser de alta potência, a não ser que queira fazer uso como PA de grupos ao vivo, por exemplo.

O valor de ~R$ 21,500 reais é muito! E também acho que dá para cair um pouco.
Talvez, uns R$ 16.000,00 de conta de tudo com boa qualidade.
 
Back
Topo